Quatro formas de ocultar as guias de suas planilhas

Avançado

Quatro formas de ocultar as guias de suas planilhas

Geraldo
Escrito por Geraldo em 3 de dezembro de 2019

Fala pessoal! Aqui vai mais uma dica bem legal para você que está aprendendo Excel e sempre busca por novidades para incrementar ainda mais suas planilhas. A dica de hoje é: Quatro formas de ocultar as guias de suas planilhas.

No artigo anterior aprendemos Como ocultar fórmulas no Excel , uma forma simples e rápida de evitar que curiosos fiquem mexendo nas suas funções e atrapalhem o seu trabalho. Aprendemos também Como proteger planilha ou células no Excel, o que ajuda na preservação dos seus arquivos.

E para completar tudo isso, vamos aprender agora como ocultar nossas guias de planilhas. Aquelas abas que ficam no rodapé do Excel. Também é uma medida de segurança que evita alguns usuários mexerem nas suas bases que você levou tanto trabalho para montar, deixando visível apenas as informações que julgar necessárias ao público.

Primeira forma de ocultar uma guia de planilha

Esta é a mais fácil. Qualquer pessoa tendo um pouco de conhecimento básico no Excel saberá fazer.

No rodapé do Excel clique com o botão direito do mouse na planilha que você deseja ocultar. Será aberto um menu com algumas opções. Você deverá clicar em Ocultar. E assim esta planilha ficará oculta.

Observação importante! Esta forma somente funcionará se na sua Pasta de Trabalho existir no mínimo duas guias de planilhas. Caso contrário, o Excel exibirá uma mensagem informando que deverá haver pelo menos uma planilha visível.

Para reexibir novamente a planilha que ficou oculta, basta clicar novamente com o botão direito do mouse na planilha que está visível e selecionar a opção Reexibir…, que agora estará disponível.

Será aberta a janela Reexibir com a relação de planilhas que estão ocultas naquela Pasta de Trabalho.

Basta selecionar o nome da planilha que quer reexibir e clicar em OK. A planilha ficará visível novamente.

Segunda forma de ocultar uma guia de planilha

A segunda forma de ocultarmos uma planilha é através do menu ARQUIVO ou botão BACKSTAGE dependendo da versão do seu Excel. Mas, fique tranquilo(a) que eles estão localizados no mesmo lugar.

Vá até o canto superior esquerdo do Excel e clique em ARQUIVO e em seguida Opções. Será aberta a janela Opções do Excel conforme imagens abaixo.

No menu à esquerda clique em Avançado e procure no lado direito da janela por Opções de exibição desta pasta de trabalho. Logo abaixo você visualizará a opção Mostrar guias de planilha. Desmarque-a e clique em OK.

Pronto! Todas as guias ficarão ocultas. Esta realmente é muito fácil não é?

Terceira forma de ocultar uma guia de planilha

E se eu te contar que existe mais uma forma de ocultar suas planilhas? E olha que estamos na terceira dica! Esta exige que você ative a guia DESENVOLVEDOR da Faixa de Opções. Se não souber como, este artigo vai te mostrar como se faz!  Ativar Guia Desenvolvedor.

Acesse a guia DESENVOLVEDOR e no canto esquerdo da Faixa de Opções clique em Visual Basic ou então use o atalho ALT + F11 do seu teclado.

A janela do VBA será aberta e no canto esquerdo podemos visualizar alguns nomes estranhos. Não se assuste, trata-se das propriedades e nomes das aplicações abertas na sua Pasta de Trabalho.

Vamos focar em apenas uma. Ela terá um nome do tipo: VBAProject (Ocultar Fórmulas.xlsx). Onde VBAProject trata-se de um projeto em VBA e o nome entre parênteses é o nome da sua Pasta de Trabalho. No meu caso é Ocultar Fórmulas.xlsx.

Logo abaixo temos uma subpasta chamada Microsoft Excel Objetos, abaixo desta subpasta o objeto EstaPastaDeTrabalho e ainda mais embaixo aparecem os nomes das guias de planilhas do seu arquivo.

Note que entre parênteses estão os nomes das guias, selecione uma e visualize logo abaixo a janela de Propriedades da guia selecionada.

Teremos várias opções e a que queremos é a Visible, onde logo à frente ao clicarmos na setinha surgirão três alternativas: -1 – xlSheetVisible, 0 – xlSheetHidden e 2 – xlSheetVeryHidden.

  • -1 – xlSheetVisible: Esta é a opção padrão, significa que a planilha selecionada está visível.
  • 0 – xlSheetHidden: Ao selecionarmos esta opção, a planilha ficará oculta, da mesma forma que fizemos na Primeira forma de ocultar uma guia de planilha.
  • 2 – xlSheetVeryHidden: E esta é a opção que queremos utilizar, quando é selecionada, oculta totalmente a guia de planilha, de modo que nem apareça na opções de reexibir.

Vamos testar, selecione uma planilha, vá em propriedades e marque a opção 2 – xlSheetVeryHidden. Volte ao Excel e verá que a guia selecionada não estará visível. Mesmo que você clique com o botão direito em cima de uma das planilhas, a opção reexibir não estará habilitada e se estiver, a planilha também não estará lá. Parece mágica!

Para voltar com a planilha, basta que a selecione novamente no menu do VBA e marque a opção -1 – xlSheetVisible.

Quarta forma de ocultar uma guia de planilha

E agora a nossa última dica sobre ocultar guias de planilhas. Esta para quem já está familiarizado com VBA será mais fácil, mas, vou explicar passo a passo para quem não conhece nada da linguagem.

Assim como na terceira dica você precisa ativar e acessar o ambiente do VBA, mais uma vez, se não souber como, pode acessar este link e aprender como se faz.

Acesse a guia DESENVOLVEDOR e no canto esquerdo da Faixa de Opções clique em Visual Basic ou então use o atalho ALT + F11 do seu teclado.

No lado esquerdo da janela, procure por VBAProject (Ocultar Fórmulas.xlsx), neste caso o Ocultar Fórmulas.xlsx é o nome da sua Pasta de Trabalho que está sendo utilizada.

Dê um duplo clique em EstaPastadeTrabalho e será aberta uma tela em branco do VBA.

Nesta tela em branco do lado direito vamos digitar o seguinte código:

Private Sub Workbook_Open()
     ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = False
End Sub

Mas, o que significa isso? É a mesma coisa que fizemos na Segunda forma de ocultar uma guia de planilha, porém em forma de código.

O que aconteceu aí em cima: Workbook é a pasta de trabalho que estamos utilizando, Open significa que toda vez que abrir esta Pasta de Trabalho Ocultar Fórmulas.xlsx, o código ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = False será executado.

E aí você coloca como False ou True, False significa Falso, ou seja, as guias ficarão ocultas e True (Verdadeiro), significa que elas serão exibidas novamente. Portanto, deixe sempre False, para ocultar sempre suas guias assim que o usuário abrir sua planilha.

Legal não é mesmo?

E tem mais um observação importantíssima a se fazer, para que este código funcione, você não pode esquecer de salvar a planilha com a extensão xlsm, caso contrário, não funcionará.

Chegamos ao fim de mais uma dica de Excel que pode facilitar o seu dia a dia. Espero que tenha gostado das Quatro formas de ocultar as guias de suas planilhas.

Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Todo o conhecimento deve ser repassado!

Fico por aqui e deixo meu fortíssimo abraço!

Geraldo – Excel 24 Horas.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.