Opa! Aqui é o Geraldo novamente! Neste artigo vou te ensinar uma fórmula para retornar o nome da planilha que você está usando.
Em primeiro lugar precisamos entender 4 funções simples do Excel. São elas:
DIREITA: esta função extrai um texto ou parte dele da direita para a esquerda de acordo com a quantidade de caracteres que escolhemos.
Se quiser ver mais variações desta função veja este artigo: Como extrair a primeira e a última palavra de um texto.
CÉL: a mais importante deste artigo, esta função tem a propriedade de retornar nomes, endereços, de acordo com o argumento escolhido.
NÚM.CARACT: enquanto isso NÚM.CARACT retorna a quantidade de caracteres de um determinado texto.
LOCALIZAR: por fim, LOCALIZAR retorna o o número da posição de um caractere ou um texto dentro de uma célula.
Portanto, a combinação destas 4 funções vai originar a fórmula para retornar o nome da planilha.
Vamos lá!
A fórmula secreta
Em primeiro lugar, copie a fórmula abaixo e cole na célula A1 da sua planilha.
=DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”);NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo”))-LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”)))

Por exemplo o meu resultado foi Plan1. Ou seja, Plan1 é o nome da minha planilha.
Parece complicado não é mesmo? Mas, não se assuste! Já te explico!
Para esclarecer vou “quebrar” a fórmula para você entender melhor!
=NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo“)): em primeiro lugar descobrimos quantos caracteres tem o caminho completo do arquivo.
Por exemplo o meu é 20, porque D:[teste.xlsx]Plan1 possui esta quantidade de caracteres.
=LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”)): em segundo lugar com a combinação das funções LOCALIZAR e CÉL, identificamos a posição do último caractere antes do nome da planilha.
Este caractere é o ] (apóstrofo). Para mim o resultado foi 15.
Então de posse destas duas informações:
- Quantidade de caracteres do caminho completo e;
- Número da posição do último caractere antes do nome da planilha.
Substituímos seguinte:
De:
=DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”);NÚM.CARACT(CÉL(“nome.arquivo”))-LOCALIZAR(“]”;CÉL(“nome.arquivo”)))
Para:
=DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”); 20 – 15))
Ficando assim: =DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”); 5))
Agora ficou simples não é mesmo?
E para resumir, vamos utilizar a função DIREITA combinando mais uma vez a função CÉL.
=CÉL(“nome.arquivo”), resulta em D:[teste.xlsx]Plan1
=DIREITA(CÉL(“nome.arquivo”); 5)), resulta em Plan1.
Muito fácil não é mesmo?
Agora pratique algumas vezes para entender completamente o que aprendemos. Espero ter ajudado em mais uma dica!
Deixo aqui meu fortíssimo abraço e até a próxima!
Geraldo – Excel 24 Horas
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