Como usar a Caixa de Seleção no Excel

Avançado

Como usar a Caixa de Seleção no Excel

Geraldo
Escrito por Geraldo

Olá, seja muito bem vindo(a) a mais uma aula! Hoje vamos aprender como usar a Caixa de Seleção do Excel. Mais especificamente na opção de Controles de Formulário.

O que é a Caixa de Seleção dos Controles de Formulário

A Caixa de Seleção faz parte da Guia Desenvolvedor do Excel, mais especificamente nos Controles de Formulário. É uma forma que o Excel nos proporciona de inserir um campo para ser ticado. Bem ao estilo dos formulários que vemos por aí.

Para que serve a Caixa de Seleção

A Caixa de Seleção facilita nossa vida ao criarmos um formulário onde o usuário possa marcar opções listadas. Por exemplo, você pode criar um formulário com várias opções do tipo abaixo:

A criarmos Caixas de Seleção em nossas planilhas, demonstramos um nível mais avançado no Excel, pois, poucas pessoas fazem uso das mesmas em seus relatórios. Na maioria das vezes por desconhecer a ferramenta.

Como criar uma Caixa de Seleção

Em primeiro lugar, para criarmos uma Caixa de Seleção é muito simples, basta que você vá até a guia DESENVOLVEDOR do Excel, na opção Controles clique no ícone em formato de uma caixa de ferramentas.

Caso você não encontre a guia DESENVOLVEDOR no seu Excel, veja aqui como ativá-la. Como ativar a guia DESENVOLVEDOR.

Ao clicar no ícone teremos um pequeno menu com alguns controles divididos em duas categorias: Controles de Formulário e Controles de ActiveX. Em outro momento farei um artigo explicando cada um.

Nos Controles de Formulário clique no terceiro desenho no formato quadrado com um ticado dentro. Esta é a nossa Caixa de Seleção.

Ao clicar no ícone da Caixa de Seleção, perceberá que o cursor do mouse ficará no formato de um sinal de mais (+). Isso quer dizer que vamos “desenhar” nossa Caixa de Seleção na planilha.

Clique uma vez em qualquer lugar da planilha e automaticamente o Excel irá inserir uma Caixa de Seleção.

Como esta é a primeira Caixa de Seleção que você está inserindo em sua planilha, ela poderá vir com o nome de Caixa de seleção 1, mas, você poderá alterar este nome quando quiser. Basta clicar com o botão direito do mouse em cima da caixa e selecionar a opção Editar Texto.

Se esta opção não aparecer, clique uma vez com o direito e em seguida com o esquerdo em cima do nome da caixa. Você perceberá que o curso ficará piscando em cima do nome. Após isso poderá alterar o nome normalmente.

Depois disso clique em qualquer lugar da planilha para desfazer a seleção e ativar a Caixa de Seleção. Posteriormente, você poderá usar a ferramenta.

Pronto, já sabemos como criar uma Caixa de Seleção! Agora vamos aprender como utilizá-la.

Como usar a Caixa de Seleção

Você percebeu que podemos clicar para ticar a seleção e o mesmo para desfazer ok? Mas, afinal qual efeito que isso causa?

No Excel quando clicamos na Caixa de Seleção temos o retorno de duas informações: VERDADEIRO para ticado e FALSO para não ticado.

Para descobrir onde estão estas informações, clique novamente com o botão direito do mouse na caixa e selecione Formatar Controle…

Posteriormente, será aberta uma nova janela, selecione a guia Controle e teremos 3 opções: Não selecionado, Selecionado e Misto.

  • Não selecionado: indica que não está ticado
  • Selecionado: indica que está ticado
  • Misto: nenhuma das anteriores

Estas marcações servem para identificar o padrão que Caixa de Seleção terá ao acessarmos a planilha. Por exemplo, se marcarmos Não selecionado, todas as vezes que acessarmos a planilha, a caixa virá desmarcada.

Vínculo da Célula

Esta é sem dúvida a opção mais importante de uma Caixa de Seleção, sem ela, usar esta ferramenta é inútil.

Como o Vínculo da Célula funciona

Ainda na janela Formatar controle, digite ou selecione uma célula da sua planilha que esteja vazia. No meu exemplo irei digitar F2. Trave a célula para que a informação seja sempre na mesma. Assim $F$2.

Se não sabe o porquê fazer isso, veja esse artigo onde falo sobre Referência Relativa e Absoluta.

Perceba que após digitarmos a célula e dar um OK, teremos o retorno FALSO para não ticado e VERDADEIRO para ticado.

Use a imaginação

Há várias maneiras de se utilizar a Caixa de Seleção. Veja o exemplo abaixo.

Para criar este efeito de gráfico dinâmico é muito simples, basta você usar uma condição com a função SE.

Passo a passo

  • Crie 5 Caixas de Seleção conforme imagem abaixo:
  • Na coluna E, vincule cada Caixa de Seleção a uma célula, como ensinado anteriormente:
  • Vá até a coluna F e insira uma lista com os nomes que você irá usar no seu gráfico:
  • Na coluna G insira os valores:
  • E para finalizar, na coluna H insira a fórmula abaixo:
=SE(E2=VERDADEIRO;G2;NÃO.DISP())

E aí gostou? Para mais conteúdos como esse entre para o nosso grupo no Telegram no link: Excel 24 Horas – Galera do Excel.

Conclusão

Por fim, usar os controles de formulário do Excel gera um grande diferencial nos seus trabalhos. Principalmente quando você consegue combiná-los. A Caixa de Seleção é apenas uma ponta do iceberg para esta excelente ferramenta.

E aí? Você conhece outras formas de uso da Caixa de Seleção? Conta aí pra gente!

Grande abraço!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta