Como calcular percentual em Tabela Dinâmica

Avançado

Como calcular percentual em Tabela Dinâmica

Geraldo
Escrito por Geraldo

Você sabe como calcular percentual em Tabela Dinâmica? Não? Então chegou a hora! Olá! Bem-vindo ao site Excel 24 Horas! Meu nome é Geraldo e estou aqui para ajudar você a compreender melhor as fórmulas e funções do Excel.

Na aula de hoje vamos aprender um recurso muito interessante das Tabela Dinâmicas que é a possibilidade de inserir cálculos automáticos de percentual.

Um bom exemplo para usar esta dica é como descobrir qual é o percentual de vendas de um determinado número de vendedores.

Temos a seguinte situação: Uma empresa cujo nome é GMB, possui várias filiais espalhadas pelo país e você é o responsável pela compilação de todos os dados das vendas desta empresa. Seu chefe chegou até você e pediu para que enviasse ainda na parte da manhã as seguintes informações:

  • O percentual atingido da meta de cada Vendedor;
  • O percentual atingido da meta de cada cidade;
  • E o percentual da meta por Estado.

E agora? Você tem pouco tempo para resolver isso! A única informação que você tem é esta base de dados (Vendas GMB) já trabalhada em Tabela Dinâmica, com as vendas de todos, mas, ainda não tem os percentuais calculados. Felizmente estou aqui para te ajudar a resolver este problema!

Vendas GMB

Antes de tudo clique no link acima e baixe o arquivo de exemplo.

Calculando os percentuais

Agora que você baixou, abra o arquivo Vendas GMB.xlsx. Conforme você pode observar temos uma base de dados com as vendas de cada vendedor e logo ao lado uma Tabela Dinâmica com esses dados já compilados.

A primeira tarefa que seu chefe pediu foi:

Qual é o percentual atingido da meta de cada vendedor?

Temos a meta e resultado das vendas já inseridos na Tabela Dinâmica, agora vamos inserir quanto o vendedor fez em percentual em relação a meta. Então clique em qualquer parte da Tabela Dinâmica para habilitar a guia ANALISAR.

Agora acesse esta guia e clique em Campos, Itens e Conjuntos. Vão aparecer algumas opções, clique em Campo calculado…

Será aberta a janela Inserir campo calculado.

campo calculado

A primeira opção é a escolha do nome para o novo campo que você irá inserir. Neste campo, digite por exemplo, “Percentual”.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - inserindo nome no campo calculado

Logo abaixo temos a opção de inserir uma Fórmula. Deixe o sinal de igual e faça o seguinte: No espaço Campos, temos a relação de todos os campos já cadastrados na nossa planilha. Procure por META e RESULTADO.

inserir nome no campo calculado

Portanto, como queremos saber qual é o percentual atingido das vendas em relação a meta, o cálculo será RESULTADO dividido pela META (RESULTADO/META). Dê um duplo clique no campo RESULTADO, insira o sinal de divisão “/” e também um duplo clique em META. Acabamos de construir a fórmula = RESULTADO/META.

 inserir fórmula no campo calculado

Dê OK e a janela será fechada.

Formatando o Resultado

Agora observe que o campo Soma de Percentual foi criado na sua Tabela Dinâmica. Todos estarão com o número 1 aparecendo dependendo da formatação da sua planilha.

Para resolver isto é fácil! Selecione todos os números do campo Soma de Percentual, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Formatar células…

A janela Formatar Células será aberta e na guia Número, na Categoria, selecione Porcentagem. Coloque duas casas decimais na opção apropriada e dê OK. A janela será fechada e a formatação dos números foi alterada para percentual.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - inserir duas casas decimais nas células

Observe que existem vendedores com percentuais abaixo e acima de 100%. Vamos mostrar para seu chefe que damos conta do recado e para que ele tenha uma visão melhor das informações, iremos formatar de azul quem está atingindo a meta e de vermelho quem está abaixo da meta.

Se você já sabe como criar uma formação condicional conforme o que foi dito, pode pular a explicação abaixo e vá diretamente para Qual é o percentual atingido da meta de cada cidade?

Criando uma Formatação Condicional

Clique em qualquer número percentual, vá até a guia PÁGINA INICIAL, no grupo Estilo selecione Formatação Condicional.

Selecione Nova Regra… e na janela Nova Regra de Formatação marque a segunda opção Todas as células mostrando valores “Soma de Percentual”.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - formatando regra

No campo Selecione um Tipo de Regra, selecione a segunda: Formatar apenas células que contenham.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - formatando regra

E na última opção Edite a Descrição da Regra, onde está escrito “está entre”, altere para “é menor do que” e insira o número 1 no campo à direita. O número 1 é o mesmo que 100%.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - formatando regra

Clique no botão Formatar… selecione a guia Fonte, em Estilo da Fonte, marque Negrito e no campo Cor escolha o vermelho. Dê OK nas janelas para finalizar.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - formatando fonte em vermelho

Selecione todos os números percentuais, vá em PÁGINA INICIAL, no grupo Fonte marque Negrito e na Cor da Fonte escolha o azul.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - formatando fonte em azul

Viu como é fácil? Temos os percentuais atingido da meta de cada vendedor conforme solicitado e ainda colocamos cores para separar aqueles que estão atingindo a meta ou não.

Qual é o percentual atingido da meta de cada cidade?

Como nesta aula eu imagino que você conheça um pouco sobre Tabelas Dinâmicas, então não vou explicar como mover as informações de acordo com o pedido pelo seu chefe. Então já mostro o resultado abaixo.

calcular percentual em Tabela Dinâmica - tabela com a lista de cidades

Qual é o percentual atingido da meta por estado?

tabela com a lista de estados

Viu como é fácil? Em conclusão, calcular percentual de Tabela Dinâmica é isto! Agora vá praticar e se tiver qualquer dúvida pode inserir no espaço de comentários no final da página.

Deixo aqui com você o meu fortíssimo abraço e até a próxima!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta