O que é e para que serve a Faixa de Opções

Básico

O que é e para que serve a Faixa de Opções

Geraldo
Escrito por Geraldo em 25 de agosto de 2019

A partir do Office 2007, a Microsoft fez uma mudança radical na interface do usuário para todas ferramentas que compunham seu pacote, como Excel, Word, Power Point, Outlook, etc. E será neste artigo que você entenderá o que é e para que serve a Faixa de Opções.

Esta grande mudança aconteceu principalmente nos menus tradicionais e nas barras de ferramentas, onde foram substituídas pela Faixa de Opções, com uma coleção de ícones na parte superior da tela.

Por exemplo, acima dos ícones da Faixa de Opções estão as guias que são: a guia Página Inicial, a guia Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão, Exibição e Desenvolvedor.

Faixa de Opções na versão Excel 2013

A Faixa de Opções pode ficar oculta ou visível. Para alternar a sua visibilidade, pressione Ctrl + F1 (ou clique duas vezes em uma guia no topo). Quando ela estiver oculta, dê um clique em qualquer uma das guias e ela aparece temporariamente, ao clicar na planilha ela desaparece novamente.

Faixa de Opções Oculta

No topo da planilha, no lado direito temos o controle Opções de Exibição da Faixa de Opções que possui os seguintes comandos: Ocultar a Faixa de Opções Automaticamente, Mostrar Guias ou Mostrar Guias e Comandos.

Controle Opções de Exibição da Faixa de Opções

Guias da Faixa de Opções

Os comandos disponíveis na faixa variam, dependendo de qual guia está selecionada.

Guias da Faixa de Opções

A Faixa de Opções é organizada em grupos de comandos relacionados. Veja uma breve visão geral das guias do Excel:

Página inicial: você provavelmente passará a maior parte do tempo com a guia Página inicial selecionada. Esta guia contém os comandos básicos da área de transferência, comandos de formatação, comandos de estilo, comandos para inserir e excluir linhas ou colunas, além de uma variedade de comandos de edição da planilha.

Inserir: selecione esta guia quando precisar inserir algo em uma planilha – um tabela, um diagrama, um gráfico, um símbolo e assim por diante.

Layout da página: essa guia contém comandos que afetam a aparência geral da sua planilha, incluindo algumas configurações que lidam com impressão.

Fórmulas: use esta guia para inserir uma fórmula, nomear uma célula ou um intervalo, controlar a maneira como o Excel executa cálculos.

Dados: os comandos relacionados a dados do Excel estão nessa guia, incluindo validação de dados.

Revisão: esta guia contém ferramentas para verificar a ortografia, traduzir palavras, adicionar comentários, ou proteção de planilhas.

Exibir: a guia Exibir contém comandos que controlam vários aspectos de como uma planilha é visualizada. Alguns comandos nessa guia também estão disponíveis na barra de status.

Desenvolvedor: essa guia não é visível por padrão. Ela contém comandos que são úteis para programadores. Para exibir a guia Desenvolvedor, escolha Arquivo ➪ Opções e clique em Personalizar Faixa de Opções. Na seção Personalizar a Faixa de Opções à direita certifique-se de que as Guias Principais estejam selecionadas no menu suspenso e marque a opção Desenvolvedor.

Ativação da Guia Desenvolvedor

Guias Contextuais

As guias citadas acima, são as mais usadas pelos usuários, são consideradas guias padrão. Além destas, temos as Guias Contextuais que são ativadas assim que um objeto específico é selecionado. Por exemplo: gráficos, tabelas, tabelas dinâmicas, imagens, etc.

A figura abaixo mostra as guias contextuais que aparecem quando um gráfico é selecionado. Neste caso, ele possui duas guias contextuais: Design e Formatar. Observe que as guias contextuais contêm uma descrição (Ferramentas de Gráfico) na barra de título do Excel.

Guia Contextual Ferramentas de Gráfico ativada

Acessando a Faixa de Opções usando o teclado

Para acessar os comandos da Faixa de Opções através do teclado, basta pressionar a tecla Alt para exibir as dicas de teclas pop-up. Cada controle de faixa de opções tem uma letra (ou série de letras) que você digita no teclado para executar o comando.

Pop-up’s ativos ao pressionar Alt

Você não precisa manter pressionada a tecla Alt enquanto digita as letras. Apenas pressione a letra correspondente do seu teclado e automaticamente a opção será executada.

Em resumo é isso! A Faixa de Opções é o local onde estão as funcionalidades mais usadas pelos usuários dos produtos do pacote Office. É através dela que você irá ter acesso aos principais controles do Excel.

Caso tenha alguma dúvida pode me acionar, inserindo seu comentário logo abaixo. Responderei com prazer!

Fique com um fortíssimo abraço e até a próxima!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.