Olá! Seja muito bem vindo (a) a mais uma dica de Excel. Neste post que mais parece uma aula de matemática, vou te ensinar 5 Formas de se calcular raiz quadrada no Excel.
Certamente você já precisou calcular raiz quadrada em momentos da sua vida: na faculdade, na escola, no seu trabalho e até mesmo no seu dia a dia.
Portanto existe nosso incrível Excel para facilitar o trabalho que temos para calcular uma raiz quadrada.
O que é raiz quadrada
A raiz quadrada é um número que, quando elevado ao quadrado, resulta no número que está dentro do radical.
Por exemplo: a raiz quadrada de 4 é 2, a raiz quadrada de 16 é 4 e assim por diante. Se elevarmos 2 a quadrado temos 4, se elevarmos 4 ao quadrado obtemos 16.
Caso queira se aprofundar mais no conceito, veja isso na Wikipedia.
Agora que já definimos o que é raiz quadrada, vamos às 5 formas de se calcular.
Primeira forma de se calcular raiz quadrada no Excel – Função RAIZ
A mais fácil de todas está agora apresentada na primeira forma, onde temos uma função já pronta no Excel que já calcula a raiz quadrada de um número.
Esta função é a RAIZ, onde basta inserirmos um número que automaticamente é calculada a raiz quadrada desse número.
=RAIZ(núm)
Exemplo:
Segunda forma de se calcular raiz quadrada no Excel – Função Potência
A exemplo da primeira forma, na segunda usamos também uma função do Excel para se calcular a raiz quadrada de um número. E esta função é a POTÊNCIA.
Sua sintaxe é POTÊNCIA(núm; potência).
Na verdade esta função eleva um número à potência. Por exemplo, POTÊNCIA(4;2). Aqui estamos dizendo para o Excel elevar o 4 a 2, ou seja, 4 vezes 4, que resulta em 16.
Mas, como isso funciona se queremos justamente o contrário, ou seja, a raiz quadrada?
Simples, a matemática nos ensina que quando um número elevado a potência 0,5, ou 1/2 ou por extenso “meio”, ela está falando na verdade que o resultado será a raiz quadrada desse número.
Veja no exemplo abaixo:
=POTÊNCIA(A2;1/2)
Terceira forma de se calcular raiz quadrada no Excel – Fórmula Exponencial
A nossa terceira forma de se calcular raiz quadrada no Excel segue a mesma ideia da acima, porém, ao invés de usarmos uma função, vamos usar uma fórmula com expoente.
=100^(1/2)
Veja a imagem abaixo como é fácil.
Quarta forma de se calcular raiz quadrada no Excel – Código VBA
Das 5 Formas de se calcular raiz quadrada no Excel, chegamos na quarta forma que utiliza código VBA. Acredito que esta seja a forma que se exige um conhecimento mais avançado, pois, trata-se de entrar em um ambiente do Excel que poucos conhecem, o VBE.
Se você não sabe como funciona o VBE, recomendo uma leitura desses dois artigos:
Como Encontrar e Inserir a Guia Desenvolvedor no Excel
O que é e como usar o editor de VBA do Excel
E agora vamos ao que interessa!
Copie e cole o código abaixo no seu Editor de Visual Basic (VBE) e execute em seguida:
Sub getSquareRoot()
Dim rng As Range
Dim sqr As Long
If Application.Selection.Cells.Count > 1 Then
MsgBox "Por favor, selecione apenas uma célula.", vbOKOnly, "Erro"
Exit Sub
End If
Set rng = ActiveCell
If IsNumeric(rng) = True Then
sqr = rng ^ (1 / 2)
MsgBox "A raiz quadrada de " & rng & " é " & sqr, vbOKOnly, "Resultado da Raiz Quadrada"
Else
MsgBox "Por favor selecione um valor.", vbOKOnly, "Erro"
End If
End Sub
Quinta forma de se calcular raiz quadrada no Excel – Power Query
Finalmente chegamos na quinta forma de se calcular raiz quadrada no Excel. E esta forma é através do Power Query.
Antes de começar esse tópico recomendo que você leia esse artigo. Como instalar e ativar o Power Query no Excel
Para se usar o Power Query é extremamente fácil. Siga os passos abaixo:
1 – Crie uma tabela com alguns números conforme a imagem.
2 – Selecione qualquer número da relação e em seguida vá em Dados – Da Tabela/Intervalo. Ou se sua versão do Excel é igual ou abaixo de 2013, selecione Power Query, Da Tabela/Intervalo:
3 – Será aberta a janela do Editor do Power Query. Selecione Adicionar Coluna, Coluna Personalizada:
4 – Na nova janela Coluna Personalizada, digite no campo Nome da nova coluna “Raiz Quadrada”, e copie a fórmula abaixo colando no espaço “Fórmula de coluna personalizada”, e final clique em OK.
Number.Sqrt([Número])
5 – Ao clicar em OK, seu editor ficará com esta aparência.
6 – Agora vá em Página Inicial e clique em Fechar e Carregar.
7 – Pronto, o Excel retornará seu resultado em uma nova planilha, conforme a imagem abaixo:
E aí? Gostou das Formas de se calcular raiz quadrada no Excel? Cada uma possui sua particularidade com você já deve ter observado.
Agora me conte. Você conhece alguma outra forma de se calcular raiz quadrada no Excel?
Aguardo ansioso pela sua participação.
Abraços e até a próxima!
Precisa de Aulas de Excel?
Aulas de Excel, trabalhos e planilhas personalizadas!
Sobre o Autor
2 Comentários
Gostei muito da matéria. Obrigado.
Fico feliz em ajudar!