Como utilizar o SOMASE no Excel

Intermediário

Como utilizar o SOMASE no Excel

Geraldo
Escrito por Geraldo

Opa! Geraldo novamente aqui! No artigo de hoje vamos aprender como utilizar o SOMASE no Excel. Esta função tem como objetivo somar valores que atendem a determinando critério que você atribuir. As pessoas às vezes ignoram o poder desta função, muitas vezes por desconhecimento ou falta de prática no dia a dia. E é por isso que vamos utilizar exemplos práticos para entendermos como é o funcionamento do SOMASE.

Estrutura do SOMASE

=SOMASE(intervalo; critérios; [intervalo_soma])

Onde:

  • SOMASE é o nome da função
  • intervalo é o intervalo de células cujo critérios serão calculados
  • critérios é um número, texto ou expressão que será usada para somar no intervalo
  • [intervalo_soma] são as células cujo valores serão somados. Como está entre colchetes ele é opcional.

Exemplo 01:

Antes de começarmos, monte uma pequena tabela como esta abaixo, aliás, baixe o exemplo aqui.

Agora que você já tem a planilha, vamos entender o problema que queremos resolver.

Na primeira tabela temos uma relação de vendedores e seus respectivos meses de vendas.

Nos foi solicitado que somássemos as vendas desses vendedores em uma única planilha, porque do jeito que está não conseguimos ver toda a informação.

Neste exemplo, somar estas vendas parece coisa simples, mas, imagine se esta lista tivesse por exemplo mais de 100, 500 ou até 1000 linhas?

Por isso foi criado o SOMASE para facilitar nossa vida!

Nas colunas F e G, já coloquei os nomes de todos os vendedores da primeira tabela e é nela que iremos somar suas vendas.

Posicione o curso na célula G2 e digite a função SOMASE assim:

=SOMASE(A:A;F2;C:C)

Explicando o que fizemos:

  • Primeiramente definimos o intervalo. No exemplo corresponde à A:A, porque é daí que iremos filtrar os critérios.
  • Em seguida usamos a coluna F, começando pela célula F2, como critério de condição. Esse critério tem que ser único, os nomes dos vendedores só podem aparecer uma única vez.
  • E por fim C:C que é o intervalo que desejamos somar nos critérios.

Neste exemplo, para o vendedor Geraldo temos como total 18.548, você pode conferir isso somando na primeira tabela todas as vendas que estão com o nome desse vendedor.

E agora basta arrastar a fórmula para os restantes dos nomes e teremos o total de vendas de todos os vendedores. Fácil não é mesmo?

Exemplo 02: Soma das vendas de todos vendedores que começam com a letra M.

Sabemos que no nosso exemplo apenas duas pessoas começam com a letra M, Marcos e Maria, portanto vamos descobrir qual é a soma das vendas desses dois.

Em uma célula a parte, pode ser na F13, digite a seguinte função:

=SOMASE(A:A;"M*";C:C)

Agora nosso critério é a letra M, como estamos digitando um texto ou uma letra, devemos sempre inserir aspas (“). E para restringir somente os nomes que começam com a letra M, inserimos à direita o caractere curinga asterisco (*) que significa incluir tudo que vem depois daquela letra.

E para fechar a função digitamos novamente C:C que é a coluna onde se encontram as vendas que serão somadas.

O seu resultado deverá ser 25.339.

Exemplo 03: Somar valores acima de 9.000

Vamos agora para o nosso 3º e último exemplo. Através do SOMASE descobriremos qual é a soma total dos valores acima de 9.000.

Na célula G3 monte a seguinte função:

=SOMASE(C:C;">9000")

Observe que agora temos apenas dois argumentos, o intervalo e o critério. Como disse no início, o [intervalo_soma] é opcional e nesse exemplo não precisaremos dele. Pois, ele já se encontra no primeiro argumento, o intervalo.

E continuando… o intervalo será a coluna C:C, pois, é nela que utilizaremos os critérios, onde estão os valores, pois, afinal queremos saber quais números estão acima de 9.000.

Nos critérios, inserimos aspas (“), o sinal de maior (>) e o valor 9000. Assim o Excel entenderá que deverá somar somente valores acima desse número.

Se estiver tudo certo, o resultado deverá ser 74.456.

Bom é isso! Aprendemos aqui algumas técnicas de como utilizar o SOMASE no Excel. Agora treine um pouco, principalmente se estiver precisando desta funcionalidade no seu trabalho.

Espero que tenha gostado e deixo aqui o meu fortíssimo abraço!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta

2 Replies to “Como utilizar o SOMASE no Excel”

Elci Pereira do Astro

Muito bom, mais o que eu quero não está aqui.
quero somar as horas extras nos dias segunda a sexta, em uma coluna, sabado em outra coluna e os domingos e feriados eu outra coluna.
Pode me ajudar?

Geraldo

Olá, você consegue extrair as horas extras? Se a resposta for sim, basta usar a função DIA.DA.SEMANA em conjunto com SOMASE para somar esses valores. Se não souber, envie um e-mail para contato@excel24horas.com.br e aproveitando, acesse o link https://t.me/excel24h para acessar nosso canal no Telegram, nele você terá muitas dicas úteis de Excel.

%d blogueiros gostam disto: