Como montar gráfico de meta e resultado

Intermediário

Como montar gráfico de meta e resultado

Geraldo
Escrito por Geraldo

Olaaaa! Estamos aqui para mais uma dica! Hoje aprenderemos como montar um gráfico de meta e resultado. Com certeza será muito útil, principalmente para você que trabalha com pessoas e todas possuem metas para atingirem.

Na imagem abaixo, temos um gráfico simples com a venda por vendedor de uma loja e além disso, temos uma linha com a meta de cada um. Onde temos como principal objetivo ver de forma clara quem está ou não atingindo a meta em um determinado período.

Gráfico Modelo Meta x Resultado

Antes de tudo você deve montar uma tabela com no mínimo três colunas e em seguida inserir algumas informações nesta tabela. No exemplo coloquei a primeira coluna com os vendedores, a segunda com a meta e a terceira com a venda de cada um.

tabela vendedores

Antes de mais nada selecione todo o intervalo com as informações da planilha, vá em INSERIR e clique em Gráficos Recomendados.

inserindo gráfico

Assim que abrir a janela Inserir Gráfico, selecione a guia Todos os Gráficos.

Veja que há uma lista de tipos de gráficos do lado esquerdo da janela. Clique no último “Combinação”.

Geralmente o Excel coloca as Metas em Colunas e os Resultados em Linhas. Queremos ao contrário: Meta em Linha e Resultado em Coluna. Faça como na imagem abaixo. Onde estiver escrito META, logo a frente selecione Linhas em RESULTADO selecione Colunas Agrupadas e dê Ok.

Pronto! Seu gráfico estará pronto em menos de 1 minuto e rapidamente você aprendeu como montar um gráfico de meta e resultado.

Agora é usar a imaginação para dar os retoques finais para que fique bem apresentável! Com certeza você irá fazer o melhor para quem for usar suas informações. Espero ter ajudado! Um abraço! E até a próxima!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta