Olá! Seja muito bem vindo (a) a mais uma super dica de Excel. Neste artigo vou ensinar você como juntar vários arquivos no Excel.
Certamente você já teve que juntar vários arquivos no Excel e passou horas fazendo isso copiando um a um?
Pois é! A partir de hoje você vai conhecer uma ferramenta do próprio Excel capaz de fazer isso em minutos ou até mesmo em segundos.
Estou falando do Power Query. Que além de resolver o problema citado, possui centenas de outras ferramentas que nos auxiliam no dia a dia.
O que vou te ensinar agora não é nem 1% do que o Power Query pode fazer.
Mas, antes de começar você deverá observar se possui ou não instalado o Power Query no seu Excel. Se você possui o Excel 2013 precisará instalar.
Caso possua versões posteriores, não precisa, pois o Power Query, já é nativo nestas versões.
Como instalar o Power Query no Excel
Se já tiver instalado pule para a próxima etapa. Caso contrário acesse esse link: Como instalar e ativar o Power Query no Excel.
Agora vamos ao que interessa que é juntar várias arquivos no Excel em apenas um.
Imagine que você tenha vários arquivos em um determinada pasta do seu computador como a imagem abaixo.
A princípio pense que você terá que juntar o conteúdo desses arquivos em apenas um único arquivo em menos de 5 minutos. O que você faria?
Não se preocupe! Abra uma planilha de Excel e vá em Dados (se a sua versão é 2013 procure na Faixa de Opções pelo nome Power Query).
Após clicar em Dados acesse Obter Dados, De Arquivo, Da Pasta.
Feito isso surgirá a janela Procurar.
Procure pela pasta onde estão os arquivos que você deseja juntar.
Não se preocupe que por padrão mesmo você entrando na pasta, o Excel mostra como se ela estivesse vazia.
Clique em Abrir e aguarde abrir uma nova janela com o caminho dos arquivos que serão unidos.
Nesta nova janela serão exibidos os nomes dos arquivos da pasta.
Em seguida clique na setinha do botão Combinar e selecione Combinar e Carregar, conforme imagem abaixo.
Após isso o Excel abrirá uma nova janela chamada Combinar Arquivos. Nela serão listadas as planilhas (abas), dos arquivos que serão unidos.
Clique na primeira e em seguida dê OK.
Pronto! Em poucos segundos (dependendo do tamanho e quantidade de arquivos), o Excel exibirá todos os arquivos unidos em apenas um.
E aí gostou desta dica? Espero ter te ajudado desta vez!
Deixo aqui o meu fortíssimo abraço e até a próxima!
Precisa de Aulas de Excel?
Aulas de Excel, trabalhos e planilhas personalizadas!
Sobre o Autor
2 Comentários
Bom dia, e quando aparece um erro A chave não correspondia a nenhuma linha na tabela?
Olá Tauana! Os arquivos que você está tentando juntar possuem a mesma quantidade de colunas e as colunas possuem os mesmos tipos de dados?