Como criar uma lista suspensa no Excel

Intermediário

Como criar uma lista suspensa no Excel

Geraldo
Escrito por Geraldo

Olá bem vindo (a) a mais uma aula do Excel 24 Horas! Desta vez vamos aprender como criar uma lista suspensa no Excel usando a Validação de Dados.

Por exemplo. quando você quiser que usuários insiram somente as respostas que você estipular em suas planilhas, basta utilizar o recurso Validação de Dados.

O que é Validação de Dados

Esta ferramenta possibilita a restrição de informações conforme suas necessidades, ou seja, você pode usar a validação de dados para restringir o tipo de dados ou os valores que os usuários inserem em uma célula.

Como criar uma lista suspensa

Para criar uma lista suspensa faça conforme o exemplo abaixo:

1º – Na célula A1 crie uma lista com notas de 1 a 5 e em seguida deixe selecionada a célula C1;

2º – Agora vá em Dados e em seguida em Validação de Dados;

3º – Posteriormente, será aberta a janela Validação de Dados. Na aba Configurações, no critério Permitir, selecione Lista;

4º – Adiante no critério Fonte, selecione o intervalo das notas que inserimos no 1º passo. No nosso exemplo, foi =$A$2:$A$6;

5º – Para fechar, tecle ENTER;

6º – Em seguida selecione a guia Alerta de Erro, nos campos Título e Mensagem de Erro digite respectivamente: “Erro” e “Somente notas de 1 a 5”. Finalize com um OK. Veja imagem abaixo.

Você pode perceber que no local onde inserimos a lista de Validação de Dados, ou seja, na célula C1 , surgiu uma seta no canto direito desta célula. E ao clicarmos nela, a lista com os números também aparecerá.

Neste momento teremos duas opções: selecionarmos qualquer um dos números de 1 a 5 ou digitarmos manualmente esses números.

Caso você tente inserir qualquer tipo de dado diferente desses números, um texto, números diferentes ou qualquer outra informação, o Excel irá mostrar uma mensagem de alerta.

Conclusão

O uso do recurso Validação de Dados, não se restringe somente ao que vimos aqui, mas, ele nos possibilita infinitas condições e formas de automatizarmos ou restringir algumas informações em nossas planilhas.

Em suma este é apenas um pequeno exemplo de como utilizá-lo.

Espero que tenha gostado e compreendido o valor desta ferramenta.

Deixo aqui o meu fortíssimo abraço e até a próxima!

Ah! Caso você tenha algum exemplo de utilização da Validação de Dados, insira abaixo nos comentários!

Geraldo – Excel 24 Horas

Participe do nosso CANAL DO TELEGRAM – GALERA DO EXCEL. Nele você receberá diversas dicas como esta! Te aguardo!

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta