Como criar e usar Tabela no Excel

Intermediário

Como criar e usar Tabela no Excel

Geraldo
Escrito por Geraldo

Opa! Bem vindo(a) novamente ao meu site Excel 24 Horas! Hoje você entenderá como criar e usar Tabela no Excel de forma que o gerenciamento e análise das informações sejam muito mais eficientes. Para começarmos, faça o download do arquivo base_de_dados.xlsx que usaremos como teste para nosso post.

Criar e usar Tabela no Excel

Antes de tudo abra o arquivo baixado e observe que temos o intervalo de células compreendendo todas as informações das pessoas da célula A1 a H10001 (A1: H10001), incluindo o cabeçalho. Agora vamos transformar esse intervalo de células em uma Tabela. Para isso clique em qualquer célula do intervalo e pressione as teclas de atalho: CTRL + T para selecioná-lo.

Intervalo selecionado

Em seguida vá até a Faixa de Opções, acesse a guia INSERIR, no Grupo Tabelas clique em Tabela.

Será aberta a janela Criar Tabela que mostra o endereço completo do intervalo que será transformado em Tabela. Deixe marcado a opção Minha tabela tem cabeçalhos e dê OK.

Sua planilha mudou de aparência, agora apareceram cores alternadas nas linhas onde o Excel as classifica como Tiras. Também surgiram botões Filtrar nos cabeçalhos de cada coluna.

Como resultado teremos a imagem abaixo.

Essas alterações já veem por padrão dependendo da versão do Excel que você está utilizando, portanto isso pode ser alterado acessando a Guia DESIGN.

Observação: A Guia DESIGN somente aparece quando você acessa uma Tabela ou Tabela Dinâmica, pois, a mesma compreende Grupos que são específicos dessas ferramentas. Se você clicar em qualquer parte da Tabela ou Tabela Dinâmica esta guia aparece. Se clicar fora em qualquer célula da planilha, ela ficará oculta.

Grupo Opções de Estilo de Tabela

 Este grupo é o responsável pelas alterações de estilo de sua tabela. Nele temos sete opções:

  • Linha de Cabeçalho: Mostra ou oculta o cabeçalho da Tabela;
  • Linha de Totais: Insere um somatório dos números no final da Tabela;
  • Linhas em Tiras: Insere cores alternadas entre as linhas;
  • Primeira Coluna: Dá destaque à primeira coluna da Tabela, formatando-a em negrito;
  • Última Coluna: Dá destaque última coluna da Tabela, formatando-a em negrito;
  • Colunas em Tiras: Insere cores alternadas entre as colunas;
  • Botão Filtrar: Habilitar o botão Filtrar em cada cabeçalho da Tabela.

Faça o teste habilitando e desabilitando cada um e veja como funcionam.

Grupo Propriedades

Ainda na guia DESIGN, no grupo Propriedades há duas opções: Nome da Tabela e Redimensionar Tabela.

  • Nome da Tabela: neste campo você altera o nome da sua tabela, ou seja, todo o intervalo terá o nome que colocar aqui. Por padrão o Excel deixa como Tabela1, se tivesse mais de uma tabela, seria Tabela2, Tabela3 e assim por diante. Altere o nome da sua tabela para Pessoas.
  • Redimensionar Tabela: aqui você irá alterar o intervalo compreendido da sua tabela. Ao clicar nesta propriedade será aberta uma janela para redimensionar o início e fim da tabela. Deixe da forma como está.

Grupo Ferramentas

O Grupo Ferramentas é composto por quatro comandos:

  • Resumir com Tabela Dinâmica: atalho para criar uma tabela dinâmica a partir daqui.
  • Remover Duplicatas: remove linhas duplicadas da tabela, você pode optar por escolher uma ou mais de uma coluna.
  • Converter em Intervalo: converte a tabela novamente para intervalo de células.
  • Inserir Segmentação de Dados: uma forma de filtrar mais dinâmica, facilitando a filtragem das informações.

Grupo Dados de Tabela Externa

Assim como na Tabela Dinâmica, as Tabelas podem estar vinculadas a outros meios externos e o grupo possui alguns comandos que interagem com esses meios. Você pode ter notado que a maioria dos botões estão desabilitados. Isso acontece porque a nossa planilha não está vinculada a nenhum outro arquivo externo. Somente as opções Exportar e Atualizar Tudo estarão habilitados. Não iremos usar esses comandos por enquanto.

Grupo Estilos de Tabela

Em suma o último grupo da guia DESIGN é o responsável pelas cores das tiras (aquelas cores alternadas que aparecem nas linhas) das suas tabelas. Passe o mouse sobre cada cor e veja um exemplo em tempo real da sua tabela se alterando. Clique no botão em formato de seta para baixo, para visualizar mais opções de estilos.

Entendendo a Segmentação de Dados

O botão Segmentação de Dados do Grupo Ferramentas facilita a filtragem de dados de Tabelas, Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos. Através de poucos cliques você consegue filtrar rapidamente uma informação importante, gerando assim uma economia de tempo incrível.

Filtrando Dados

Após ter criado uma Tabela com o arquivo base_de_dados.xlsx, vá até a guia DESIGN e clique em Inserir Segmentação de Dados. Será aberta uma janela com a relação dos campos da planilha.

Agora selecione os campos SEXO e UF e pressione ENTER. Serão abertos dois filtros com as opções selecionadas.

Para utilizar o filtro, basta clicar nas opções dos campos. Por exemplo: no campo SEXO, clique na letra F e no campo UF, clique em BA. De modo automático a tabela será filtrada com as opções selecionadas.

E você pode também selecionar mais de uma UF. Pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL do seu teclado e com o mouse vá clicando nas opções que serão filtradas. No exemplo abaixo, selecionei SEXO M e UF’s AL, AP, CE e ES.

Limpando os Filtros

Clique no botão Limpar Filtro para desfazer todos os filtros realizados. Assim você terá a Segmentação de Dados de volta ao padrão.

Formatando Filtros da Segmentação de Dados

Podemos também formatar os filtros da Segmentação de Dados, para isso basta clicar na área branca dos filtros e será exibida a guia OPÇÕES com os seguintes grupos:

  • Segmentação de Dados: aqui podemos trocar o nome do campo, além de classificar a filtragem dos itens em ordem crescente ou decrescente.
  • Conexões do Relatório: esse botão ficará habilitado quando criarmos uma Tabela Dinâmica e para as mesmas habilitar a Segmentação de Dados.
  • Estilos de Segmentação de Dados: alterar as cores das opções dos filtros.
  • Organizar: neste grupo podemos avançar, recuar objetos selecionados.
  • Botões: alterar altura, largura e número de colunas das opções dos filtros.
  • Tamanho: alterar altura e largura dos filtros.

O mais interessante nesta ferramenta é quando criamos um Dashboard para que os usuários com apenas alguns cliques visualizem as informações necessárias. Aí caberá a você o responsável pela planilha, distribuir os filtros de acordo com as suas reais necessidades.

Em resumo, espero que tenha gostado das dicas aqui apresentadas a respeito de como criar e usar tabela no excel. E o mais importante é que você pratique bastante nos seus relatórios diários. Se ficou alguma dúvida, pode me procurar aqui preenchendo a área de comentários. Ou então me envie uma mensagem nas redes sociais. Estarei aguardando.

Então fico por aqui e deixo um fortíssimo abraço!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta