Buscar valores usando o Índice + Corresp

Intermediário

Buscar valores usando o Índice + Corresp

Geraldo
Escrito por Geraldo

Opa! Neste artigo vou te ensinar como buscar valores usando o ÍNDICE + CORRESP. Na verdade aqui são duas funções que formam uma única fórmula de pesquisa.

Semelhante ao PROCV o ÍNDICE + CORRESP tem como objetivo pesquisar dados de uma determinada matriz e apresentá-los na tela de acordo com os critérios estipulados.

Montagem da Fórmula

Para entendermos o ÍNDICE + CORRESP, precisamos analisar as duas funções separadamente e em seguida juntá-las em uma única fórmula concluindo assim o objetivo.

Função ÍNDICE

A função ÍNDICE tem como objetivo trazer um valor conforme a interseção de uma linha e uma coluna em um determinado intervalo. Ou seja, você indica uma intervalo como matriz, uma linha e uma coluna, se as correspondências baterem, será retornado um valor.

Exemplo:

Temos um arquivo com duas guias Planilha1 e Planilha2. Queremos buscar qual é o valor de B.

Na Planilha1 vamos inserir duas células conforme a Figura 1 abaixo.

Figura 1

Na Planilha2, vamos inserir um pequeno quadro conforme a Figura 2. Sabemos então que o valor de B é 4 e é este valor que queremos que nossa função ÍNDICE retorne.

Figura 2

Voltando à Planilha1 digite na célula C2 a seguinte função:

=ÍNDICE(Planilha2!$B$3:$C$5;2;2)

O mesmo que:

=ÍNDICE(Matriz; Núm_linha; [Núm_coluna])

Onde:

  • Matriz: é o intervalo de onde buscaremos a informação. Nesse caso é a guia Planilha2 no intervalo B3:C5.
  • Núm_linha: é o número da linha da qual buscaremos a informação. No nosso exemplo é 2, pois, começamos a contar a partir de onde começa o intervalo da Matriz. Como o intervalo começa com B3 e vai até C5, contamos como 2 o local em que está B.
  • Núm_coluna: é o número da coluna da qual buscaremos a informação. No nosso exemplo é 2, pois, começamos a contar a partir de onde começa o intervalo da Matriz. Como o intervalo começa com B3 e vai até C5, contamos como 2 o local em que está o 4.

Veja que o resultado retornou 4 conforme a Figura 3.

Figura 3

Pronto! Sabemos como funciona a função ÍNDICE, agora vamos entender a função CORRESP!

Função CORRESP

A função CORRESP retorna a linha onde se encontra o valor procurado. Então na nossa fórmula ÍNDICE + CORRESP você tem que entender que o CORRESP vai fazer exatamente isso: dizer em qual linha o valor que procuramos está.

Continuando com o exemplo anterior, faça o seguinte: na Planilha1 logo abaixo do B na célula B3, digite B novamente e na célula C3 insira a seguinte função:

=CORRESP(B3;Planilha2!$B$3:$B$5;0)

O mesmo que:

= CORRESP(Valor_procurado, Matriz_procurada, [Tipo_correspondência]) 

Onde:

  • Valor_procurado: é o valor que vamos procurar na matriz ou intervalo da Planilha2. Nesse exemplo, corresponde à letra B, pois, queremos saber em qual linha ela se encontra dentre deste intervalo.
  • Matriz_procurada: é a matriz de onde vamos buscar o Valor_procurado, no nosso exemplo será a coluna B ou intervalo B3:B5.
  • [Tipo_correspondência]: é o número -1, 0 ou 1 que corresponde a forma como o Excel retornará o valor. Se você inserir -1, o valor retornado será o maior mais próximo, se 1 o menor valor mais próximo e 0 será o valor exato.

O resultado deverá ser 2 conforme a Figura 4.

Figura 4

E agora é que vem o pulo do gato!

Para que o ÍNDICE + CORRESP funcione como no PROCV, temos que unir as duas funções.

Lembra que eu disse anteriormente que o CORRESP mostra em qual linha o valor que procuramos está? Pois é isso que vamos fazer, copiar toda a função que criamos do CORRESP e substituir no local onde está o número 2 (que corresponde a linha na função ÍNDICE).

Figura 5

Agora só fazer uma pequena alteração na parte CORRESP(B3; troque por CORRESP(B2;, apague toda a linha 3 e pronto. Vide Figura 6.

união entre índice e corresp
Figura 6

Para testar se você fez tudo certo, altere a letra B por C e veja o resultado. Tem que resultar em 2 que é o valor correspondente na Planilha2.

Viu como é fácil?

Em resumo o ÍNDICE + CORRESP é isso! Não é nenhum bicho de sete cabeças! Aqui eu mostrei rapidamente como buscar valores usando o ÍNDICE + CORRESP. Basta que você pratique algumas vezes. Um conselho é, ao invés de usar o PROCV, use o ÍNDICE + CORRESP mais vezes.

Espero que tenha gostado e deixo aqui o meu fortíssimo abraço!

Geraldo – Excel 24 Horas

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta